sábado, 21 de novembro de 2020

Antepassados (alexandes)

 RODRIGUES

Há quase 250 anos (cerca de 1775) Pedro Luis Rodrigues, filho de Manuel Rodrigues e Ana Luis, naturais de Agrelos, Sanfins do Douro casava com Teresa Correia Vilela, de Justes, para onde veio morar.
Deste casamento nasceram: Maria José, José e António.
Já viúvo voltou a casar, em 03/11/1792, com Luzia Correia Vilela, filha de José Correia Álvares Sapateiro e Águeda Vilela, de Justes.
Deste casamento nasceram: Ana e Alexandre José.
Como curiosidade acresce dizer que Maria José Rodrigues casou com Francisco Rodrigues também de Agrelos e colocaram a um dos seus muitos filhos um nome pouco vulgar neste lugar de Justes: Agostinho. No entanto, a partir daí passou a ser usado com muita frequência nos descendentes desta família; actualmente conheço três Agostinhos, desta família, embora apenas um deles ainda tenha o apelido Rodrigues.
Outro caso curioso aconteceu com o Alexandre José, cujo primeiro nome era também raro em Justes. Provavelmente, para distinguir de outros Rodrigues, começaram a designar os seus descendentes por: fulano Rodrigues do Alexandre e assim passou o nome próprio a nome de família.
Curiosidade: um dos seus netos, filho de Sebastião Rodrigues Alexandre foi batizado como Alexandre Rodrigues Alexandre!
A minha avó era conhecida como a Maria Augusta do Alexandre. O meu bisavô chamava-se Sebastião. Penso, não tenho a certeza mas o Alexandre Rodrigues Alexandre foi para a América e lá teve uma morte um pouco trágica, faleceu ainda muito novo. Gostei muito de saber mais estas particularidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário